Por: Aline Guerreiro, arquiteta
Coordenadora do Portal da Construção Sustentável
Este guia foi elaborado com a intenção de colmatar uma falha na informação entre os gabinetes de arquitetura que desejam especificar materiais sustentáveis e indústria que inove no sentido da sustentabilidade.
Por outro lado, este trabalho foi concebido de forma a servir de veículo de informação ao consumidor comum que deseje reabilitar as suas casas, no sentido da verdadeira sustentabilidade, uma vez que a necessidade de redução do consumo de recursos é um caminho inegável.
A construção sustentável necessita do desenvolvimento de ferramentas para poder avançar e responder à legislação cada vez mais exigente. A política de compras públicas ecológicas e as diretivas sobre EPD`s que se avizinham requerem adaptação rápida da nossa indústria da construção para que o mercado nacional não seja invadido apenas por opções estrangeiras.
Foi neste sentido que o Portal da Construção Sustentável decidiu editar este guia que exige às empresas representadas inovação constante e informação credível sobre os produtos e serviços que fornece.
Os materiais são parte integrante da construção e uma base de dados de materiais sustentáveis não existe no nosso país. Por outro lado a forma de avaliação e seleção dos materiais continua a ser pouco definida, acresce ainda do facto da indústria da construção não estar muito orientada para a questão da sustentabilidade dos materiais.