A nossa história
O Portal da Construção Sustentável (PCS) nasce em 2010 pela mão (e visão) de uma arquitecta apaixonada pela natureza e num período em que o sector de construção estava em profunda crise. O excesso de construção era uma realidade incontornável e a necessidade de qualidade na construção cada vez mais imperativa. Portanto, a implementação de medidas para reduzir o consumo de recursos (como energia ou água) tornou-se uma necessidade urgente, não só devido a questões ambientais mas também sociais.
Este projecto pretende dar resposta a esta necessidade e desde o seu início que a sua actividade se baseia em:
- disponibilizar informação actualizada sobre o sector dos edifícios, com enfoque na qualidade da construção, na eficiência energética e na reabilitação;
- consciencializar a população e as empresas do sector para esta nova realidade, através de ferramentas online e projectos de sensibilização;
- divulgar produtos e/ou serviços que respondam a esta realidade.
O PCS é dirigido para o consumidor geral, promotores e projectistas, associações e indústrias da construção, empresas e profissionais do sector da construção, organizadores de feiras e congressos, organismos públicos e outras entidades.
O PCS pretende reunir como parceiros todas as empresas e entidades cujos produtos ou serviços que fornecem obedeçam aos 3 princípios base que nos caracterizam:
- Serem produtos não poluentes e inócuos à saúde humana;
- Não serem provenientes de petróleo (sempre que não se justifique e que hajam alternativas);
- Contribuírem para o desenvolvimento sustentável.
entendidos como indispensáveis para contribuir para um ambiente construído com qualidade e, consequentemente, mais sustentável.
A nossa missão
O Portal da Construção Sustentável (PCS), que conta com uma equipa de profissionais com provas dadas nas áreas da arquitectura, construção, ambiente e energia, pretende dar resposta à necessidade de um novo rumo para o sector da construção, no sentido da sua maior sustentabilidade, actuando como consultor de empresas do sector e apostando fortemente em acções que privilegiem a promoção das boas práticas para a qualidade construtiva, eficiência energética e reabilitação.
Para além de acções de divulgação de informação constantemente actualizada no nosso Portal e através de acções de rua, como participação em feiras nacionais e internacionais, onde damos a conhecer os produtos dos nossos parceiros e os princípios pelos quais nos regemos no sentido de uma construção mais sustentável, a empresa também organiza seminários (em formato aula aberta) em várias universidades e institutos de ensino superior e ainda acções de formação reconhecidas e certificadas por Associações e Ordens Profissionais, recorrendo a formadores qualificados.
O PCS é já uma referência em Portugal para as áreas de Arquitectura e Construção, envolvendo as temáticas ambiental, económica e social numa perspectiva de divulgação e disseminação de conhecimento que visem a sustentabilidade do sector da construção. Segue trabalhando para sê-lo a nível internacional a curto prazo.
A realidade é só uma: ou mudamos a nossa forma de estar e pensamos e construímos os nossos edifícios (onde passamos cerca de 90% do nosso tempo de vida) de forma mais eficiente em termos de consumo de recursos, ou o custo para mantê-los ambientalmente confortáveis e economicamente viáveis tornar-se-á, com o decorrer do tempo, insuportável.
É com base na premissa de que as preocupações ambientais, sociais e económicas desempenham um papel fundamental numa sociedade que anseia pelo desenvolvimento sustentável que o PCS trabalha diariamente para contribuir para a mudança do paradigma actual.